03
jul

3 Pilares da Responsabilidade Social para alavancar sua empresa

Olá, amiga! Quero hoje te trazer uma provocação e uma proposta. Você sabe o que é responsabilidade social? 

Esse termo diz respeito ás ações das empresas que, de forma voluntaria, vem contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Nesse conceito, estão inseridos alguns valores como: ética, responsabilidade, valorização dos seres vivos e do meio ambiente e tantos outros que constroem o perfil do empresário engajado na causa. E acreditem, adotar essas ações pode ser uma boa estratégia para revigorar sua carteira de clientes e aumentar suas vendas.

Sendo você uma empresária – de qualquer porte – pode e deve aderir as causas que viabilizam a sustentabilidade. Essa é uma política adotada por muitas empresas ao redor do mundo. Aqui no Brasil podemos citar o Boticário, Natura, Petrobras entre muitas outras. Existem certificações como a ISO 2600 – basicamente um guia para as corporações sobre temas como direitos humanos, meio ambiente, práticas no trabalho, sustentabilidade, ética na governança entre tantos outros; mas não é realmente necessário que você tenha uma certificação para adotar um perfil de empresa socialmente responsável.

Pilares que podem fazer sua empresa se diferenciar o mercado 

Ambiental – vamos pegar como exemplo a gestão de resíduos. Basicamente o tratamento adequado do lixo. Você pode transmitir á sociedade (pelas redes sociais, por exemplo) que agora sua empresa está dando uma importância maior ao meio ambiente, fazendo sua parte através do descarte adequado dos resíduos e coletando tampinhas plásticas e lacres para encaminhar ás instituição responsáveis – com certeza que pessoas que você não conhecia ou que a princípio não seriam seus clientes entrarão em contato para lhe encaminhar tampinhas!! Uma forma super bacana de fazer sua marca ter mais visualizações!

Social – podemos pegar como exemplo a questão da transparência, onde você pode publicar na sua página uma explicação detalhada sobre a nota fiscal e o quanto de tributos o consumidor paga por seu produto. É uma atitude que transmite transparência nas suas práticas e pode viralizar entre os amigos.

Financeiro – o terceiro, mas não menos importante. Uma boa prática é deixar claro quem são seus fornecedores e se eles tiverem comprometimento com a causa sustentável, melhor. Mostre os fatores que fazem sua empresa ser mais competitiva, deixe claro nas suas campanhas que você busca a ética e transparência. Isso vai dar mais segurança ao consumidor de estar fazendo um bom negócio, e se alguma coisa não sair como previsto, ele vai estar lidando com uma empresária que busca esses valores!

É provável que você já faça algumas ações que mencionamos mas nem se dava conta de como poderia reverter isso em benefício da sua empresa. 

Conta pra nós o que você faz, ou o que pretende começar a fazer a partir de agora que deixa sua empresa dentro do perfil sustentável.

Forte abraço e até a próxima!

Patricia Sandes é Coach de Educação Financeira para Empreendedoras e Consultora de Empresas e Pequenos Negócios

Fonte:

http://www.blog.msbrasil.com.br/a-importancia-da-responsabilidade-social/
https://blog.egestor.com.br/5-dicas-de-acoes-de-responsabilidade-social-para-pequenas-empresas/
http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_TR550371_7429.pdf
https://www.gestiopolis.com/responsabilidade-social-um-olhar-para-a-sustentabilidade/