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set

6 lições sobre como ser uma empresa competitiva

Como se destacar na multidão e o que é uma empresa competitiva atualmente? Não é só as grandes empresas que seguem esse conceito, como a Apple, KFC e tantas outras, mas também pequenas e médias empresas – sendo boa parte dos empreendimentos no Brasil – necessitam de estratégias de competitividade.

As grandes corporações são excelentes exemplos quando falamos sobre o que é uma empresa competitiva. Afinal, os negócios que investem em estratégias competitivas conseguem tirar uma boa fatia do mercado por meio de vários fatores que vamos destacar a seguir:

Excelente atendimento é essencial

Falar sobre o que é uma empresa competitiva é primordial citar o ótimo atendimento. Parece óbvio, mas muitos comércios perdem concorrência por fracassar nesta etapa.

O caminho para atender o cliente cada vez melhor não tem segredo: invista em treinamento e qualifique funcionários para essa tarefa. Pesquisa citada na Forbes aponta que 75% dos clientes observam o atendimento da empresa como um teste de competência.

Quem é a concorrência

Para saber essa informação vai precisar pesquisar, normalmente essa é uma das etapas do planejamento estratégico para qualquer empreendedor. Ter conhecimento sobre os concorrentes, produtos, serviços e ponto de venda é de suma importância. Após essa análise vai identificar a área em que pode competir ou mesmo serviços que a concorrência ainda não oferece – o que é melhor ainda melhor. Evite entrar em guerra de preços!

O modo de lidar a concorrência se modificou ao longo dos anos. Atualmente, é preciso conhecer os ‘rivais’, mas o segredo está muito mais intrínseco na própria empresa e no modo como administra principalmente as pessoas envolvidas – funcionários e clientes – tal como a gestão financeira.

Quem são os seus clientes

Entre os três elementos necessários para uma empresa ser competitiva podemos citar o conhecimento sobre o cliente e suas ‘dores’. Essa é outra etapa do planejamento empresarial que deve ser seguida.

O perfil do cliente pode variar bastante, por exemplo, em cenário econômico instável. É válido levar em conta o que ele busca no momento, poder ser preços acessíveis, mais opções de produtos ou atendimento personalizado. Três elementos necessários para uma empresa ser competitiva:

  • Cultura de Inovação e Qualidade;
  • Estratégias, objetivos e ações centrados no cliente;
  • Ter um diferencial competitivo – o que temos que os concorrentes terão dificuldade de copiar;
  • Saber as necessidades e perfil do cliente será essencial para aplicar estratégias de marketing eficientes.

Admita erros e corrija os problemas

Sabemos que as redes sociais e a interação digital exigiram que muitas empresas acordassem para a realidade instantânea. O cliente expressa praticamente de forma automática sua queixa, seguidores e outros possíveis clientes interagem e observam a postura da empresa.

Uma resposta torta ou falta de assistência às necessidades do cliente coloca qualquer reputação por água abaixo. Saiba que o feedback negativo se alastra em tempos de redes sociais, portanto invista sempre em estratégias de comunicação para melhorar o relacionamento.

Admitir o erro é crucial e esteja disposto a melhorar. O velho ditado “O cliente tem sempre razão” não é um fato, mas uma vez que ele esteja certo diante de um péssimo atendimento, serviço ou produto – merece o devido respeito e no mínimo um pedido de desculpas e reparo. O atendimento mais uma vez é um dos pilares iniciais para definir o que é uma empresa competitiva. Se ele estiver equivocado, merece ser ouvido, nesse caso em particular, pois pode ter dúvidas específicas e necessite de uma atenção especial. 

O manual para lidar com a concorrência

  • Conhecer e estudar o mercado (clientes, concorrência, tendências, etc);
  • Não subestimar a concorrência – a sua inovação de hoje é o passado de amanhã;
  • Oferecer valor e não preço – evite entrar na guerra de preços;
  • Conhecer os erros dos concorrentes para não os repetir;
  • Ofereça produtos ou serviços melhores com valores cada vez mais competitivos;
  • Monitore a concorrência, mas não a tal ponto que te paralise – o seu principal foco é o cliente;
  • Seja Ético.

Inspiração em competitividade empresarial

O que é uma empresa competitiva com base na Apple.  “Apple é a empresa que segundo a teoria de Kim e Mauborgne navega no Oceano Azul, pois sempre estão na frente da concorrência e não há ninguém a sua frente (só o oceano azul)”.

Porque é tão difícil competir com a Apple

  • Tem um propósito claro – produtos inovadores e intuitivos;
  • Centrada na experiência do cliente;
  • Vende valores e não preço;
  • Alto investimento em inovação, tecnologia e qualidade;
  • Produtos únicos (sob a percepção do cliente).

 

Colaboração de Nodari Consultoria Financeira, Estratégica e de Planejamento