06
jun

Como abrir meu próprio negócio

Já se deparou com o anseio de abrir um negócio para chamar de teu? Então você provavelmente faz parte dos 51,5% de público feminino que buscou empreender recentemente, conforme a última pesquisa do GEM Brasil (Monitor Global de Empreendedorismo), realizada com dados históricos até 2016. Deste percentual, somente 39% buscou ajuda para abrir seu negócio em órgãos de apoio. Isto significa que a grande maioria das mulheres que quer um negócio próprio, ainda não sabe por onde começar e como fazer a escolha certa.

Alguns passos a serem considerados dentro do espírito do empreendedorismo

Primeiro passo: escolha o nicho de mercado

De acordo com Philip Kotler (que é considerado um dos pais do marketing), nicho de mercado é um grupo com uma definição mais estreita, um pequeno mercado cujas necessidades não estão sendo bem servidas, ou seja, nichos, neste sentido são pequenas “fatias” de mercado que estão dentro de grandes segmentos ou também em torno de públicos-alvo cujas necessidades são minimamente exploradas ou ainda nem foram criadas.

Quando pensar em nicho dentro de empreendedorismo, você deve lembrar de que ele é composto por um grupo reduzido, de pessoas ou empresas, com necessidades ou desejos específicos, potenciais compradores de nossos produtos ou serviços.

Para escolher o nicho de mercado, você tem que saber qual o seu foco de atuação, em qual direção você quer ir ao abrir seu negócio. Saber, para quem você venderá ou criará o produto ou para quem, você prestará o serviço. Precisa saber em qual segmento irá atuar, com qual fatia do mercado você quer lidar.

Exemplos de nicho para explorar

Para ilustrar o conceito de nicho de mercado, eis alguns exemplos de segmento e seus nichos:

Design de moda

Nichos a explorar: Designer de Roupas, Estilistas famosos, Design de moda online, Sites de design de moda, Software de design de moda, Carreiras de design de moda, Escolas de design de moda, Livro de design de moda, Design de moda infantil, Estúdio de design de moda, Blogs de moda, Tendências da moda, Filmes de moda, Revistas de moda, Design exclusivo de roupas, Designers das celebridades, Marcas de roupas, Joias de moda.

Tatuagem

Nichos a explorar: vendas de cupons para tatuagem, tatuagem de henna, material para tatuadores, website que disponibilize modelos de tatuagem e preços de desenho, treinamento para tatuadores, revistas de tatuagens, vídeos de tatuagem.

Jogos digitais

Nichos a explorar: cursos de jogos digitais, cursos de programação de jogos digitais, desenvolvimento de jogos para smartphones, desktop, tablets, jogos com realidade virtual, jogos digitais educativos, jogos digitais online, jogos digitais para terceira idade, jogos digitais para pessoas com deficiência, jogos para console, loja física de jogos digitais, e-comerce de jogos digitais.

Para determinar o nicho, é preciso conhecer com domínio o público escolhido. A empreendedora torna-se uma especialista no seu consumidor, e entende como ele pensa, do que ele gosta e o que ele precisa.

Como tomar a decisão de escolha do melhor nicho para empreender

Você precisa ter uma ligação com o nicho e considerar:

1 –  algo que você ame fazer
2 – algo em que você possa ser a melhor
3 – algo que possa te trazer resultados financeiros positivos
4 – a concorrência do seu negócio
5 – o crescimento do nicho a explorar

Se você conseguir esboçar uma ideia de negócio, unindo o seu amor por determinado trabalho, sua aptidão na área que escolheu, um projeto rentável e com perspectiva de crescimento, sem deixar de prestar a atenção em quem são seus concorrentes, você tem a oportunidade perfeita para criar decidir seu nicho de mercado e iniciar seu negócio próprio.

Até a próxima. Sucesso!

Walkyria Ribeiro é proprietária da empresa www.auditoriaepericia.net