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Como formar preço na prática

Saiba o que é necessário para o negócio formar preços eficientes e
os passos fundamentais no momento de precificar produtos.

(Imagem / Freepik)
Dar preço ao produto/serviço costuma ser uma das partes mais complexas para muitos gestores e erram aqueles que acreditam que a precificação se baseia principalmente na análise dos preços da concorrência.
Para a formação de preços, basicamente o negócio deve levar em conta fatores como custos fixos, custos varáveis, despesas fixas (luz, água, internet, contador, etc.), despesas variáveis e toda carga de impostos incidentes tanto diretamente no preço, como os indiretos, quando a empresa não estiver enquadrada do regime tributário “SIMPLES”.
A má formação de preços pode gerar problemas para a empresa, como fazer com que o negócio não seja gerador de caixa (lucrativo), o que vem a gerar um problema ainda mais grave, não conseguir honrar com as suas obrigações, tendo que recorrer em muitos casos, à obtenção de empréstimos que só irão aumentar o endividamento da empresa, não sendo definitivamente a solução do problema.

Formar preços eficientes na prática

É preciso, considerando o processo de formar preços eficientes de produtos/serviços, que se calcule a matriz de custos do negócio, nesse momento se levam em conta os custos fixos e custos variáveis.

Resumidamente, os custos fixos são aqueles que não se alteram independentemente das vendas e são diretamente atribuídos ao processo produtivo ou do serviço aplicado, como: salário da mão de obra de produção, energia elétrica do processo produtivo e demais aplicados diretamente à produção.

Já os custos variáveis são aqueles ligados também à produção, mas variam de acordo com o aumento no volume de vendas, por exemplo, matéria-prima direta utilizada no processo produtivo.

Vamos supor que uma empresa que produz jaquetas de couro sintético gaste com matéria-prima e mão de obra direta R$180,00 por peça produzida. As demais despesas, lucro e tributos, gerem um valor à agregar no produto de R$60,00 por peça produzida. Sendo assim, o valor mínimo de venda deverá ser em torno de R$240,00 por peça.

Estabelecendo os preços dos produtos/serviços

Mark-up

Dentre os métodos mais importantes para que as empresas consigam  formar preços eficientes do produto/serviço está o Mark-up.

Basicamente o preço de um produto/serviço deve cobrir todos os custos, despesas e impostos (diretos e indiretos) e, ao fim do processo, gerar lucro ao negócio. O mark-up é um índice multiplicador, sempre maior que 1, aplicado sobre a soma dos custos diretos (MAT+MOD) a fim de cobrir as despesas, o lucro e toda a tributação (diretos e indiretos) incidente.

A fórmula é a seguinte:

1 + [(%Despesas + %Impostos (diretos e indiretos) + %Lucro)/100] = mark-up

R$Custos diretos (MAT+MOD) x mark-up = Preço de venda

No exemplo da jaquetas de couro, citado acima, o mark-up seria (R$240,00/R$180,00) de 1,3333, ou seja R$180,00 multiplicado por 1,3333 que resultaria em R$240,00.

Margem de Contribuição (MC)

Outra forma de calcular os preços também pode ser pela margem de contribuição (MC), que basicamente é o ganho bruto sobre as vendas. É o valor que sobra (contribui), para o negócio após os custos diretos de produção (MAT+MOD), e ele deve ser sempre menor que 1, de preferência representado de forma percentual sobre a receita líquida.

A margem de contribuição se utiliza da seguinte fórmula:

1 – [(%Despesas + %Impostos (diretos e indiretos) + %Lucro)/100] = MC

R$Custos Diretos (MAT+MOD) / MC = R$Preço de venda

No exemplo da jaquetas de couro, citado acima, o Preço de venda seria calculado dividindo-se o custo direto (MAT+MOD) em Reais pela MC (R$180,00/0,75), resultando em R$240,00.

Qual a diferença entre mark-up e margem de contribuição?

Nenhuma! Simplesmente é uma forma matematicamente diferente de formar preço.

Ambas exigem grande planejamento e atenção aos custos e despesas, tanto diretos, bem como indiretos e os impostos, pois qualquer erro em ambas metodologias, vai afetar diretamente o lucro e, consequentemente, a geração de caixa. Se não souber ou estiver com dúvida procure sempre um consultor especialista para lhe ajudar na formação de preço.

Passos fundamentais no momento de formar preços eficientes geradores de caixa

É essencial que alguns passos sejam seguidos no momento do negócio determinar o preço final sobre o produto/serviço:
  • O custo deve ser calculado por unidade do produto, ou seja, o negócio precisa saber o quanto gastou para produzir ou comprar cada unidade;
  • Todas as despesas devem ser contabilizadas, considerando basicamente os custos fixos e variáveis;
  • A margem definida deve ser respeitada no momento da precificação final;
  • O Mark-up ou Margem de Contribuição são métodos que podem ser aplicados para que se chegue ao preço final;
  • O mercado precisa ser detalhadamente estudado antes da definição de preços, que devem estar na média de valor praticado.

 Colaboração do Consultor Sênior Carlos Moreira da MORCONE Consultoria Empresarial e Administrativa

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