11
abr

Como Pequenas Empresas podem recrutar gente boa

Através do Recrutamento, as empresas atraem candidatos que serão selecionados a possíveis futuros colaboradores. Este processo é feito a partir das necessidades de recursos humanos, sejam elas presentes e futuras para o alcance de seus objetivos. 

Para contratar gente boa, é imprescindível que o recrutamento – um conjunto de técnicas e procedimentos para atrair pessoas potencialmente qualificadas e competentes para a empresa seja feita de forma bastante profissional e ética. Veja como você, empreendedora, pode montar o seu processo de recrutamento:

Defina as técnicas de seleção

Quais técnicas e procedimentos serão utilizados na seleção:

  1. Entrevista grupal;
  2. Entrevista individual;
  3. Aplicação de dinâmicas de grupo para avaliar abordagens comportamentais como: iniciativa, comunicação, liderança e outros comportamentos. 
  4. Aplicação de testes técnicos para avaliar conhecimentos técnicos e teóricos;
  5. Aplicação de testes práticos para verificação dos conhecimentos técnicos;
  6. Aplicação de testes comportamentais, mas estes testes são aplicados, exclusivamente, por administrador ou tecnólogo em Recursos Humanos para avaliar abordagens comportamentais;
  7. Testes psicológicos que são aplicados somente por psicólogos para avaliar abordagens psicológicas;
  8. Elaboração de redação para avaliar a capacidade de raciocínio e estruturação de ideias, organização e concentração, avaliação do vocabulário e da gramática.

Faça a triagem dos currículos

Essa triagem ocorre em paralelo ao recebimento dos currículos nas diversas fontes utilizadas.

Essa etapa é ágil e delicada, pois normalmente o recebimento de mais de 70% destes currículos fogem ao perfil anunciado. Portanto, esta fase deve ser analisada com atenção, pois o selecionador deverá verificar, friamente, se o candidato apresenta o perfil definido previamente.

Baixe gratuitamente o Formulário de Triagem para Entrevista

Entre em contato

Após a triagem, a empreendedora deverá definir uma agenda para as entrevistas. Se for definida que a entrevista será individual, deve ser agendado um candidato por vez a cada meia hora. Se a opção for pela entrevista grupal, a empreendedora deverá possuir um espaço com mesa e cadeiras para essa modalidade de entrevista. Neste caso, convocar apenas a quantidade exata que caiba neste espaço.

Com esta etapa definida, chegou a hora de entrar em contato com os candidatos dos currículos selecionados para convidá-los a participar da entrevista. Lembre-se que, a imagem de sua empresa está em jogo. Seja educada e cordial e não convoque o candidato, convide-o para que ele tenha uma imagem positiva de sua empresa.

Neste contato, repita ao candidato as informações da vaga, a localidade da empresa, o salário e todas as informações serão repassadas diretamente na entrevista.

Simoni Aquino é proprietária da Consultoria Simoni Aquino Gestão de pessoas e Educação Corporativa

Tags: