07
dez

Confira as profissões que estarão em alta em 2020

Ambiente de trabalho de 2020 já faz parte da realidade

(Imagem / Freepik)

Baixe Planilha de Metas Gratuita

Há alguns anos se falava sobre o ambiente de trabalho de 2020 e sobre como as inovações tecnológicas, organizacionais e de mercado o impactariam. Resumindo, o que se dizia era que surgiriam novos modelos de negócios em que a equipe e as muitas inteligências unidas seriam amplamente valorizadas.

Estamos na era da diversidade e da hiperconectividade. A tecnologia contribui ativamente desde a seleção de colaboradores para um negócio até a reinvenção do ambiente de trabalho. O dinamismo é uma das principais características do ambiente de trabalho de 2020.

Principais tendências do ambiente de trabalho de 2020

Outra importante característica da reinvenção do ambiente de trabalho de 2020 é a mudança no expediente tradicional:

Aquele modelo de trabalho de no mínimo 8 horas e aquela rotina de ter um chefe e de apresentar relatórios está caminhando para a extinção. Estão surgindo novos modelos de trabalho e gestão em que a autonomia é supervalorizada.

Segundo a pesquisa mundial Future of Work (Futuro do Trabalho), desenvolvida pela ADP com 2 mil colaboradores de empresas com 250 ou mais pessoas, há algumas tendências para o ambiente de trabalho de 2020, como:

Valorização da liberdade

Também está relacionada à autonomia e representa a capacidade dos colaboradores de escolherem como, onde e em qual horário desejam trabalhar.

A flexibilidade já é uma realidade entre as empresas mais bem-sucedidas do mundo. Hoje é comum que as pessoas escolham em quais dias desejam trabalhar de casa e quais os horários em que preferem trabalhar no modelo presencial.

Conhecimento e tecnologia

Segundo o estudo, 75% dos brasileiros entrevistados, afirmaram que a tecnologia é um instrumento poderoso que favorece o aprendizado de novos conhecimentos. Plataformas online, que permitem o aprendizado de qualquer lugar do mundo são uma tendência que se fortalecerá mais nos próximos anos.

Autogestão

Outra característica importante do ambiente de trabalho de 2020 é a autogestão, em que os colaboradores serão os principais responsáveis pelo controle da própria produtividade.

Aquele modelo de liderança vertical baseada no controle e valorização da hierarquia está nos últimos dias. Negócios com estruturas que valorizam a colaboração já saem na frente no mercado. Todos com voz em uma relação de parceria.

Valorização do propósito

A ideia do trabalho que “paga as contas” vai perder a força nos próximos anos. Cada vez mais as pessoas estarão em busca de um propósito, de um significado que consideram essencial para que realizem o trabalho.

Assim como os negócios têm se questionado sobre o seu propósito na sociedade e no mundo no qual estão inseridos, os colaboradores também se questionarão quanto ao porquê do trabalho que realizam e se impacta de maneira positiva trazendo valor para as suas vidas.

Profissões que estarão com tudo em 2020

Segundo pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), há 11 setores que estarão com força total em 2020 e nos próximos anos:
  • Compras;
  • Comercial;
  • Tecnologia da Informação (TI);
  • Serviços Gerais;
  • Atendimento ao Cliente;
  • Planejamento;
  • Recursos Humanos;
  • Marketing;
  • Comunicação;
  • Ouvidoria;
  • Área de Produção.

Na área de produção, segundo o mesmo estudo, há 7 áreas de atuação que ganharão destaque nos próximos anos:

  • Engenharia;
  • Produção;
  • Projetos;
  • Gestão de Qualidade;
  • Pesquisa e Desenvolvimento;
  • Segurança e Saúde Operacional;
  • Meio ambiente e Manutenção.

Compreendendo a Indústria 4.0

Quando o assunto são as transformações no ambiente de trabalho, um tema que tem sido cada vez mais discutido é a Indústria 4.0, que resumidamente representa o que também é chamado de Quarta Revolução Industrial.

A ideia é que as inovações e tecnologias tornem o ambiente de trabalho mais eficiente e, consequentemente, mais lucrativo.

Uma das tecnologias mais importantes da indústria 4.0 é a internet das coisas, conhecida pela sigla IoT (Internet of Things). Basicamente remete à hiperconectividade que favorece a integração de sistemas tornando o ambiente de trabalho muito mais eficiente, dinâmico e com menor probabilidade de erros.

Além da internet das coisas, o Big Data, a Inteligência Artificial, Segurança e Armazenamento em Nuvem são outras tecnologias que compõem a indústria 4.0.

Esse ambiente de trabalho de 2020 já é parte da realidade mundial. Transformações, tecnologia avançada e valorização de pessoas (capital humano), ditarão as mudanças nos próximos anos.

Colaboração de Carlos Moreira. Empresário há mais de 15 anos e sócio e fundador da MORCONE Consultoria Empresarial

Leia também

7 inspirações de empresas inovadoras que não param de crescer

Home office, maternidade e família

7 ações para aumentar sua produtividade

Tags: