23
jan

Controle seus Pensamentos e tenha Mais Resultados

80% do nosso sucesso está ligado à mentalidade e apenas 20% a outros fatores, principalmente ao operacional? A distância de onde você está para onde você quer chegar se chama mentalidade.

(Imagem / Depositphotos.com)

[Foco: Aprenda a Eliminar o que está impedindo você de Ser Mais Produtiva]

Empreendedora, está pronta para assumir seu próprio destino?

A mentalidade é a configuração da sua mente formada pelas crenças e valores alheios que você veio absorvendo desde o seu nascimento, ou seja, o seu modo de ver e agir no mundo. Normalmente “herdados” das pessoas que cuidaram, educaram e tiveram algum vínculo com você.

A pergunta é: Você está satisfeita com os resultados que obteve ao longo do caminho?

Saiba que é possível reconfigurar a mente, pois ela funciona como um computador, excluindo programas que não funcionaram, mantendo o que funcionou e acrescentando novos softwares que vão te levar a novos resultados.

Podemos começar com a precisão dos pensamentos e o autocontrole. Aprender a dar direção aos próprios pensamentos, ou seja, somente para aquilo que deixa você mais próxima do seu objetivo principal.  Você pode começar a desenvolver um pensamento poderoso e um pensamento neutro, pois são mais propícios a levar ao objetivo. A partir deles é possível tomar uma decisão e moldar o pensamento, ao invés de gastar energia fugindo dos pensamentos negativos. É mais fácil controlar os pensamentos quando você está com a mente presente, com foco. Viver com pensamentos desconexos e distraídos te leva a caminhos bem distantes da sua meta.

O pensamento poderoso é a capacidade de receber as informações externas, estar presente naquele momento para tomar a decisão de se questionar: “Qual o lado bom disso? O que eu aprendi com isso? E o que eu aprendi sobre mim com isso?”. Estas perguntas são tão poderosas que possuem o poder de trazê-la para o foco também.

Veja como exemplo uma pessoa negativa. É uma pessoa que vive reclamando e só enxerga o lado negativo das coisas. É comprovado que onde tem um pensamento positivo tem um pensamento negativo. Sabendo disso, existe duas possibilidades diante de uma situação: olhar o lado negativo ou olhar o lado positivo. Se essa pessoa só olha o lado negativo, a chave dela está virada para o lado negativo. Portanto, esse é o mindset dela, para onde a mente dela está com a seta virada – para o lado negativo. Imagine quais são seus resultados.

A partir disso, encontramos então: 

Pessoas que colocam a culpa no mundo: “Eu não vou abrir meu negócio agora porque a economia está instável”, no Brasil, sempre esteve. “O governo não me ajuda”, governo não é pai. Estas pessoas vivem reclamando que não têm dinheiro. Há algo desalinhado nelas, porque quando está chovendo, algumas pessoas saem às ruas para vender guarda-chuva. São pessoas que têm resultados porque enquanto vendem, a maioria está em casa reclamando do tempo. Enquanto estas culpam a todos, há outras agindo e colocando a empresa para funcionar. Enquanto as primeiras estão tomando uma decisão, as outras já tomaram.

Pessoas que assumem responsabilidades – São pessoas que assumem o que falam, o que pensam, as decisões que tomaram.

Na sua opinião, qual delas têm mais resultados?

O que impede sua capacidade de agir

É possível observar a si mesmo e identificar como você se comporta e também como têm vivido diante dos desafios da vida. Confira:

Procrastinar – nada mais é do que não iniciar as coisas. Mas se você não iniciar vai fazer com que você ou o seu negócio nunca aconteçam. Toda vez que você deixa para depois, seu cérebro fica feliz porque ele foi formado para não ter sucesso e sim para acumular gordura e se conformar. Mas não para as pessoas que têm resultados, elas driblam o próprio cérebro e vão à luta. Por outro lado, seu cérebro pode ter associado uma ação a uma dor impedindo sua tomada de decisão. No entanto, se não houver persistência não haverá resultados.

Perfeccionismo – é a incapacidade em não finalizar algo porque enquanto não estiver perfeito não será passado adiante. Infelizmente esta visão irreal de perfeição só é vista por quem faz. Para as pessoas de resultado,  saber que o mundo não é perfeito as leva a empreender nestas lacunas, as chamadas imperfeições. A solução então é se preparar, atirar e depois mirar. Mas se a preparação durar uma vida, você pode deixar de dar os próximos passos para ter resultados. Uma vez que você atirou, mude sua mentalidade e desenvolva a característica de melhorias contínuas, pois os ajustes se tornam necessários para se aproximar do resultado.

Medo – este, se manifesta toda vez que se tenta quebrar o padrão do seu ambiente, ou seja, de ser e agir diferente. Este é o caminho para sair da média – se destacando.  Entenda que, o que influencia o próprio resultado é o próprio pensamento e não o pensamentos das pessoas sobre nós.

Portanto, o segredo para ter resultados é ter foco somado à ação que leva a um resultado, ou seja, pense mas aja. Defina o que quer, pois o que se busca está buscando por quem procura, desde que, tenha ação. No entanto,  se o pensamento vier acompanhado de desculpas, que são justificativas para deixar de fazer, não existe ação, consequentemente não há resultado.

Amiga, comece respondendo a estas perguntas:

  • Qual o seu porquê?
  • O que realmente você quer?
  • Quais são as ações efetivas que você vai começar a partir de agora para atingir o equilíbrio entre foco e ação?

Viva a sua essência, não espere aprovação dos outros. O amor próprio realmente é o próprio amor.

Compartilhe esta mensagem com outras empreendedoras.

Patrícia de Almeida é coach de empreendedoras, psicóloga, mamãe da Fefê e fundadora do Café com Empreendedorismo para Mulheres

Leia também

Mindset: adotando uma nova mentalidade nos negócios

3 Ações para desenvolver Foco Profissional

O que é preciso saber para gerar foco em 8 passos