27
fev

Descrição de cargo: ferramenta para crescer

Uma empresa precisa de direcionamento para crescer estruturada por menor que ela seja, assim como um profissional deve saber quais são as suas atribuições, o que a empresa espera dele, até onde pode alcançar dentro da empresa e como ambos podem se desenvolver e se posicionar no mercado.

(Trabalho e crescimento/Freepik)

Nosso objetivo é estimular a conscientização de que é importante termos uma mudança de pensamento e comportamento quando se tem metas de crescimento pessoal e profissional.  Não precisamos esperar ficar grande para buscarmos ajuda e fazermos mudanças radicais, podemos começar ajustando nossos comportamentos desde a concepção da ideia de abertura de uma empresa. Quando já começamos com comportamentos e visões de prosperidade fica mais fácil eliminarmos os vícios de comportamento que impedem, muitas vezes, a expansão de uma empresa.

Vamos falar sobre a importância da descrição de cargos dentro de uma organização?

O que é a ferramenta?

É um documento escrito com as atribuições, especificações dos requisitos do cargo para uma organização, além das responsabilidades. Uma formalização e ferramenta que deverá ser construída com simplicidade e clareza que servirá para os processos de gestão de pessoas.

Deve ser considerado um processo que descreve a composição de um determinado cargo de forma dinâmica que acompanhará a mudança da empresa e sua evolução. Cada descrição deve ser única e direcionada para um determinado cargo, mas jamais deve ser deixada de lado. 

Mas, então vamos falar de cargos. Para Chiavenato (1999) é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. Cargos são intencionalmente desenhados, projetados, delineados, definidos e estabelecidos dentro de uma racionalidade: a busca da eficiência da organização. Em outras palavras, o cargo são todas as atividades executadas por seu ocupante dentro de uma estrutura na empresa, por menor que ela seja. E essa posição define o nível de hierarquia a quem responderá pelas ações e quem exercerá autoridade que pode ser localizado dentro de um setor da empresa.

Minha empresa é pequena. Preciso fazer?

Sim. Enquanto sua empresa ainda estiver pequena tenha um mindset já de gente grande. Quando entramos em contato com empreendedoras que estão buscando um crescimento e nos deparamos com profissionais que sequer fazem o seu fluxo de caixa, podemos supor a dificuldade do entendimento do quão importante é o registro de entradas e saídas e do planejamento financeiro pessoal e para uma empresa. Se já nos habituarmos a fazê-lo começando por nós, já se tem um caminho percorrido e tomadas de decisões mais assertivas da empresa, afinal, o caixa é considerado o ♥ de uma organização.

Uma empreendedora que está iniciando exerce diversas funções como a de produzir, vender, comprar, controle do estoque, do caixa e muitos outros ela já tem uma noção de como cada cargo se comporta. Assim como é importante a construção de um organograma, a construção de cargos também o é. 

A descrição de cargos serve para auxiliar no processo de recrutamento, seleção e contratação para entender o seu cargo, os requisitos necessários e fazer captações mais específicas; o enriquecimento dos cargos; para o mapeamento do trabalho que é realizado dentro da empresa; serve para se ter um entendimento melhor da dinâmica de sua função e como ela está inserida dentro da empresa com a análise de cargos e salários; identificar as necessidades de treinamento; avaliação de cargos e os critérios de salários; apoia o processo de avaliação de competências partindo do mapeamento delas e também para a auditoria da ISO 9001 em normas de qualidade.

Como aplicar?

Ela pode ser feita por entrevista com o ocupante do cargo, em grupo ou com o superior, o questionário e observação.

Para a análise, não devemos esquecer que o cargo assim como a empresa estão em contante mudança, por isso, o processo também deve ser constante para acompanhar o conteúdo dos cargos e da organização.

Baixe a descrição de cargos com as orientações e comece já a fazer na sua empresa.