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nov

Etiqueta e comportamento para comemorar as festas de final de ano

(Festas de final de ano/Freepik)

Olá, queridas colegas empreendedoras!

Logo mais estaremos no mês de Dezembro, com diversas festas em comemoração ao final de ano, aos resultados da empresa e até mesmo os encontros entre amigos e família. E sempre fica aquela dúvida de como devemos nos comportar nestes eventos comemorativos, não é mesmo?

É muito importante ter uma confraternização junto aos seus colaboradores para comemorarem as vitórias e se prepararem para os novos desafios que virão no próximo ano. E se você é funcionária de uma empresa, é essencial sua participação, mesmo que seja por um breve período, pois bem sabemos dos compromissos diários com filhos, família. É um momento oportuno de criar maior proximidade com colegas de trabalho e até mesmo com seus superiores. Por se tratar de um evento corporativo também é uma oportunidade de networking.

Seja a festa mais simples ou a mais requintada, um almoço ou apenas uma troca de presentes de amigo secreto, o que vale é a socialização, conversar sobre assuntos diversos saindo dos temas profissionais e aproveitarem este acontecimento de alegrias juntos.

Embora seja um evento mais informal em comparação com as responsabilidades do dia a dia, devemos seguir algumas orientações para que não haja excessos e nem situações constrangedoras, já que as pessoas sentem-se mais à vontade e se esquecem de que apesar da festa, os convidados são colegas de trabalho.

Em seu livro Chic Profissional – Glória Kalil escreve: “em nenhum momento ache que é hora de se soltar e se portar como se estivesse na casa de amigos (as). Não está. Festa que a (o) dona (o) pode despedi-la no dia seguinte é trabalho e demanda o mesmo comportamento que você teria nos corredores da empresa.”

Segue algumas dicas super interessantes das queridas especialistas da área de Etiqueta e Comportamento – Constanza Pascolato e Glória Kalil (*).

  • Festa na empresa não é uma festa entre amigos e familiares, mantenha a postura profissional;
  • Evite exagerar nas bebidas alcoólicas e alterne bebendo água também;
  • Não fale de doenças, dificuldades financeiras ou depressão;
  • Leve um acompanhante somente se for acordado anteriormente com os responsáveis pela festa;
  • Nada de performances de dança na pista;
  • Fuja da tentação de “abrir o coração” para colegas e chefes, dizendo verdades fora de hora;
  • Não canse a chefia com selfies intermináveis;
  • Se houver Amigo Secreto, fique dentro do limite de gastos estipulado, inclusive se o presenteado for o chefe;
  • Não dê presentes muito pessoais como roupas ou menos ainda lingeries;
  • Cuidado com a roupa, apesar de ser uma ocasião mais casual, evite extravagâncias;
  • Dê um upgrade no look do escritório, jogue acessórios interessantes (echarpes, brilho, bijuterias), reforce o perfume e a maquiagem, use uma bolsa menor e salto alto;
  • Se a festa for um jantar ou almoço, não chegue mais de meia hora depois do combinado;
  • É muito gentil dividir os lugares disponíveis para sentar e não ficar conversando longamente em volta da mesa quando tem gente querendo se servir;
  • Procure circular e conhecer pessoas novas, não fique muito tempo conversando somente com uma pessoa, afinal, ela também quer conhecer novos contatos.

Aproveitem com charme e elegância estes eventos de diversão e integração com os colegas. Comemorem suas vitórias e se prepare para entrar com o pé direito no novo ano que está para chegar, novas oportunidades, mais esperança e resiliência para lidar nas situações mais difíceis.

Um beijo

Priscila Avelar é proprietária da Prisence Consultoria de Imagem Pessoal & Corporativa

*O conteúdo deste artigo é de responsabilidade da autora.

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Fonte: (*) Livros: “O essencial” – Constanza Pascolato | “Alo, Chics”, “Chic[érrimo]”, “Chic Profissional” –
Gloria Kalil.

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