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jul

Netiqueta – Etiqueta nas Redes Sociais

(Imagem pessoal nas redes sociais/kriminalitas)

Olá, queridas amigas empreendedoras!

Hoje vou falar sobre a importância de imagem pessoal nas redes sociais para representar com credibilidade e coerência nosso negócio porque a apresentação online é tão importante quanto a nossa forma de ser nos relacionamentos do dia a dia com clientes, parceiros e fornecedores.

Começo com um pedido de reflexão: Qual imagem você deseja expressar em suas redes sociais? Sua imagem nas redes está de acordo com seus objetivos profissionais?

É preciso ter uma postura adequada e ética, seja em comunicações profissionais ou em postagens pessoais, afinal, somos uma pessoa única, estamos em diversos lugares e redes, com públicos diferentes, porém, ainda assim, representamos nossos propósitos.

No Facebook, por exemplo, muitas vezes são feitas divulgações da nossa empresa e também de assuntos pessoais. Será que nossas preferências particulares vão ao encontro aos interesses e à forma de pensar de nossos clientes? A maneira de se comportar, as atitudes, as fotos, os comentários, as publicações devem ter coerência, bom senso, educação, considerando o âmbito de trabalho e de vida em família, entre amigos, para que não haja uma má interpretação do negócio, e até mesmo da pessoa, por parte de clientes e parceiros.

Já no LinkedIn, que é uma excelente ferramenta para networking profissional e totalmente voltada a temas corporativos, de empreendedorismo, de recolocação no mercado, dentre outros, é fundamental ter postagens exclusivas sobre seu produto/serviço ou ainda assuntos relacionados ao mesmo, para gerar interesse nos contatos de sua rede e nas conexões de seus contatos, pois há uma grande facilidade de exposição para gerar novos relacionamentos. Eu mesma tenho diversos clientes e parceiros que conheci através do LinkedIn. Conheça, vale a pena!

Temos ainda o Instagram. Nesta rede, a divulgação acontece, principalmente, através de fotos, tendo ou não links que direcionam para um blog ou site. A apresentação visual com uma boa foto e de alta qualidade também é de extrema importância para transmitir uma imagem profissional de seu produto/serviço.

As pessoas em geral acreditam que podem falar, postar, comentar o que quiserem e da maneira que quiserem… mas, reflitam, qual a mensagem que este tipo de comportamento está transmitindo?

Seguem algumas dicas para que você tenha uma imagem pessoal diferenciada nas redes sociais:

1) Evite postagens e comentários preconceituosos e agressivos;

2) Sua foto de perfil nas redes é sua principal apresentação é importante demonstrar profissionalismo, seriedade e também alegria e proximidade;

3) Procure não ter uma postura pessimista, seja mais protagonista, é bom pra você mesma, seja feliz!

4) Faça postagens de acordo com a mídia, como por exemplo: no Instagram a foto é a principal mensagem e no LinkedIn as informações devem ser mais profissionais;

5) Pode ser uma opção ter uma rede pessoal e uma rede para sua empresa. No Facebook, por exemplo, você pode ter uma página pessoal e uma fanpage para seu negócio que, inclusive, tem opções diferenciadas e direcionadas para fins profissionais;

6) Atenção à gramática e ortografia também é um item importantíssimo.

Seguindo estas dicas, você terá uma imagem interessante para seus clientes, amigos e terá coerência em sua apresentação quando pessoalmente e também nas redes sociais, mantendo o mesmo discurso, sendo a mesma pessoa, tendo os mesmos propósitos e objetivos.

Agradeço por sua especial atenção ao ler este artigo e se gostou, deixe seu comentário, assim poderemos conversar mais sobre esse tema!

Um super beijo!

Priscila Avelar é proprietária da Prisence Consultoria de Imagem Pessoal & Corporativa

Você tem dúvidas sobre netiqueta ou gostaria de enviar sugestões de tema? Envie um e-mail para comunicacaodocafe@gmail.com ou escreva nos comentários.

*O conteúdo deste artigo é de responsabilidade da autora.

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