FOTO: FREEPIK
03
jan

Gestão de contas a receber: um caixa saudável

    Sendo um dos ativos da empresa, proveniente principalmente das vendas de mercadorias e ou serviços, é de suma importância a dedicação da empreendedora quanto ao controle e análise do Contas a Receber.

    Existem diversos sistemas disponíveis para controlar o contas a receber, alguns até gratuitos. Então, é necessário buscar o mais apropriado para o  seu negócio. Outra opção é efetuar o controle através de planilha em excel.

    Vender a prazo requer uma política de crédito, pois não basta somente  vender,  é fundamental receber  os valores provenientes da própria venda.  A micro ou pequena empresária que não detém o controle do contas  a receber  terá como  conseqüência, a curto ou longo prazo, a falta de “dinheiro “ para operacionalizar seu negócio.

   Um dos fatores para o sucesso da cobrança é possuir um “modelo de cobrança“, ou seja, quais providências devem ser tomadas, considerando prazo de atraso, freqüência, esfera da cobrança, aplicação de juros, penalidades como registro do título em cartório, etc.FOTO: FREEPIK

    Vantagens da  gestão eficiente do  contas  a receber:

  • Conhecimento dos valores a receber;
  • Controle dos valores vencidos e a vencer;
  • Conhecer comportamentos dos  Clientes em relação aos pagamentos;
  • Elaborar plano de ação para as Cobranças;
  • Estruturar atuação para Inadimplência;
  • Informações sobre juros pagos por atrasos e descontos concedidos por pagamentos antecipados;
  • Informações para o Fluxo de Caixa

   Diagnosticar as principais causas dos atrasos é fundamental, assim pode-se montar planos de ação por modalidade de ocorrência:

  • Verificar incidência de boletos emitidos incorretamente ou entregues fora do prazo;
  • Clientes que eventualmente pagam fora do prazo;
  • Clientes que frequentemente  pagam fora do prazo;
  • Acordo de cobrança não cumprido  (inadimplência crônica)

   Constatados os atrasos, inicie imediatamente a cobrança entrando em contato com o cliente para mapear os motivos e negociando novos prazos. Quanto mais rápido você resolver, melhor para a saúde financeira da empresa.

    Analise as ações para a cobrança não amigável, sempre  que a esfera administrativa for esgotada.

   É importante verificar a possibilidade de ofertar vantagens para os que pagam à vista e/ou antecipado, visto ser uma das forma para a  fidelização de Clientes.

Fonte de informação:  Sebrae e Google

                                Ana Maria Lopes é Contadora e Consultora

*O conteúdo deste artigo é de responsabilidade da autora.