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Marketing, como investir certo e com custo zero?

07:08:29

Você pesquisa na internet? Se você respondeu ‘sim’ a esta pergunta, imagine quantas pessoas não fazem o mesmo antes de comprar um produto ou serviço. A internet é um veículo de grande alcance no Brasil e em diversas partes do mundo. Incide no comportamento de compra e no lucro e, o aumento do faturamento da sua empresa é influenciado pelo marketing digital, que pode ser o principal fator entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

(Marketing digital/Freepik)

Habitualmente, entendemos por empreendedor uma pessoa que identifica uma oportunidade de negócio e decide organizar os recursos necessários para colocar em prática sua futura empresa. Sabemos também que investimentos em marketing são vitais para que uma empresa possa atrair novos clientes e mantê-los satisfeitos. No entanto, o investimento em campanhas publicitárias e ações em mídias sociais costumam ser associados a grandes empresas. Surge logo a pergunta: em um mercado competitivo e baixa verba de mídia como as micro e pequenas empresas podem concorrer com as grandes?

Alcançar a visibilidade tão sonhada pode ser menos complicado do que se imagina e o melhor, com custo zero! Para tanto, é preciso estudar, dedicar tempo e esforço para entender o mercado, aprender marketing digital e começar a utilizar as diversas técnicas simples e efetivas que a todo dia surgem para o seu negócio. Para isso, você precisa estar na internet! Não apenas verificar o seu Facebook a cada 15 minutos, mas ter uma visão analítica. Saber o que as pessoas falam, como se comportam, quais são os seus interesses. Siga perfis nas redes sociais de conteúdos que sejam relevantes para seu segmento, assista a vídeos em canais do YouTube de profissionais de Marketing Digital que dão dicas gratuitas, contam suas experiências e indicam materiais complementares como livros digitais, podcast e-books.

O que é preciso entender é que, marketing é coisa séria e que não se faz para atender a vontades próprias, apenas porque acha ‘legal’ ou porque você viu o seu concorrente fazer e deu certo. O trabalho de marketing deve ser voltado para agradar o seu público alvo, falar diretamente com ele. E também não é porque você já viu todos os vídeos do seu canal de marketing preferido ou baixou todos os e-books do Publicitário mais conhecido do mercado que você já sabe tudo de marketing. Além disso, é preciso usar a linguagem certa, sem textos de mau gosto, linguagem ofensiva ou arrogante. É importante lembrar que a maioria dos seus clientes está presente na internet, que um simples erro de marketing pode chegar a proporções gigantescas e uma campanha de marketing mal feita pode comprometer e muito o seu negócio. É importante manter a transparência e nunca mentir na internet. Lembre-se, mesmo que você apague a informação postada ela poderá ser registrada e compartilhada por diversos internautas causando um estrago ainda maior. Seja autêntico, crie sua identidade, posicione-se diferente dos seus concorrentes. Crie um site com blog e redes sociais. Estude cada ferramenta e utilize a linguagem ideal para cada uma delas. Muitos empreendedores digitais ainda não sabem como se comunicar no Facebook ou Instagram e muitos utilizam a mesma estratégia em todos os seus perfis, porém, cada rede social tem a sua peculiaridade. Além disso, não se esqueça de revisar os textos e corrigir os erros de português.

E como saber se você está no caminho certo? Novamente, preocupe-se em analisar o seu público alvo, observe o que os seus clientes dizem sobre sua marca ou produto, se houver críticas, busque saber os motivos e corrigir os erros. Pergunte ao seu cliente o que ele espera da marca, quais são suas preferências e como pode melhor atendê-lo. Faça pesquisas de opinião e não tente forçar as vendas. O ser humano possui a necessidade de trocar experiências, boas e ruins. Basta você lembrar quantas vezes foi até aquela loja que um amigo(a) te indicou ou deixou de comprar aquele produto novo porque disseram que era de má qualidade. Lembre-se, a melhor propaganda é o boca a boca. E o trabalho de marketing, de construção de uma imagem positiva, confiável e sólida é contínuo e às vezes demorado. Não tenha pressa! Planeje as ações com profissionalismo e atenção e nunca perca o foco no cliente!

Maira Hess é Especialista em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo

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