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Marketing Pessoal: aprenda a se destacar na multidão

Como estão suas relações profissionais? Você sabia que a forma pela qual você se relaciona com as pessoas faz parte do seu marketing pessoal?

“As pessoas não estão interessadas em você nem estão interessadas em mim. Elas estão interessadas nelas mesmas…” – “…todos nós gostamos de pessoas que nos admiram.”

Tenho observado a falta das pequenas gentilezas e das cordialidades do dia a dia. Palavras simples, porém de grande importância, como “bom dia”, “por favor” e “obrigada” estão cada vez mais desaparecendo, seja em comunicações online (email, redes sociais, whatsapp…) ou pessoalmente.

Um dia desses estive em uma feira de negócios e a equipe da recepção não me cumprimentou, não sorriu e, enquanto eu fazia alguns questionamentos sobre o meu cadastro de entrada, sua linguagem verbal, forma de me olhar e de responder demonstrava que eu estava incomodando com tantas perguntas.

“Um rosto alegre e vivaz é mais fácil de ser lembrado, já que normalmente gostamos de nos recordar de pessoas que são simpáticas conosco e com todos ao nosso redor. Isso pode fazer muita diferença na hora de uma promoção ou oportunidade de trabalho.” Trecho do livro – O corpo fala nos negócios.

Devido à pressa, o foco, as prioridades, esquecemos que lidamos com seres humanos que possuem sentimentos. A correria do trabalho e da vida pessoal, o excesso de informações que recebemos o tempo todo, por email, celular, nas redes sociais e, a necessidade de ter agilidade para conseguir realizar todas as tarefas que temos, está nos fazendo esquecer o cuidado com as relações.

Seja no ambiente corporativo ou de empreendedorismo, é fundamental que tenhamos total atenção às relações interpessoais. A forma pela qual lidamos com os clientes, funcionários, fornecedores, parceiros, rede de network, fará total diferença no sucesso dos negócios e do desenvolvimento de carreira.

Ao sermos abordados, queremos atenção e um tratamento personalizado, não apenas ser mais um na multidão de nomes em uma base de dados, quando em um contato online e, presencialmente, nos sentirmos importantes e ouvidos.

Devemos lançar mão do marketing one to one (um a um) cada vez mais, pois diante de um mercado tão competitivo, as estratégias personalizadas de relacionamento pessoal fazem toda diferença para que tenhamos uma personal branding de destaque.

O livro “Como fazer amigos & influenciar pessoas” do autor Dale Carnegie, é um clássico e um dos mais importantes no tema sobre relacionamento interpessoal. “As pessoas não estão interessadas em você nem estão interessadas em mim. Elas estão interessadas nelas mesmas…” – “…todos nós gostamos de pessoas que nos admiram.” Dale Carnegie

Abaixo estão importantes dicas para que você desenvolva seu marketing pessoal através de comportamentos adequados e dessa forma manter e / ou aumentar sua rede de relacionamentos:

Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa*;

Sorria*;

Lembre-se que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante que existe em qualquer idioma*;

Seja um bom ouvinte. Incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas*;

Fale de coisas que interessem à outra pessoa*;

Faça a outra pessoa sentir-se importante e faça-o com sinceridade*;

Escreva o nome da pessoa em um contato por email, Whatsapp e em redes sociais;

Seja pontual em seus compromissos;

Ouça o outro com atenção quando estiver em uma conversa;

Esqueça o celular e os acontecimentos a sua volta em um almoço de negócios;

Tenha empatia e seja aberto a ouvir as ideias e perspectivas;

Procure ser uma pessoa positiva e não reclamar de tudo e de todos.

Espero que este artigo possa te ajudar a refletir sobre sua marca pessoal no que diz respeito a relacionamentos profissionais e sobre quais são os pontos que você tem a desenvolver e já desempenha em seu dia a dia.

Beijos

Priscila Avelar – Prisence Consultoria de Imagem Pessoal & Corporativa

( * ) Princípios do livro – “Como fazer amigos & influenciar pessoas” – Dale Carnegie
Livro: “O corpo fala nos negócios” – Adrian Furham e Evgeniya Petrova