25
maio

Metas: vamos aprender a definir

Você realmente sabe para onde está indo? Você sabe quando deseja chegar? E onde deseja chegar? As metas estão diretamente ligadas a crescimento seja no âmbito pessoal, familiar ou profissional. Definir metas é o primeiro passo para o sucesso.

(Meta/Freepik)

Quantas pessoas você conhece que falam dos seus sonhos e por mais que venham a falar com energia e desejos, entra ano e sai ano  e continuam no mesmo lugar? E o contrário, quantas pessoas você conhece que falam com tanta propriedade sobre os seus sonhos, tanta energia e detalhes e você logo enxerga a trajetória e o resultado delas? Pois é! ‘Sonhar, não custa nada, não se paga para sonhar …’  O trecho dessa música, por muito tempo ficou na cabeça de muitos brasileiros pois foi o tema campeão de uma escola de samba do Rio de Janeiro. E a música: ‘Deixa a vida me levar, vida leva eu…’ quantas vezes repetimos sem ter a consciência, realmente, daquilo que estamos interiorizando? Sabe o que é necessário para você crescer na vida?Em primeiro lugar, metas. Sim, são elas que vão te ajudar a direcionar o seu pensamento, o seu comportamento e tomar as decisões para alcançar onde você quer chegar. E não só isso, pessoas que traçam metas investem e não gastam energia em qualquer coisa e com tudo. A trajetória fica mais apaixonante, com mais relevância e focada.

Que tal aprendermos a traçar metas? Sabemos que para muita gente não é fácil, mas não é impossível. Sinta, coloque para você o quão importante e o tamanho do seu desejo em alcançá-la. Qual é o real significado para você o alcance desta meta?

Vamos começar com a ferramenta simples e muito falada, a ferramenta SMART. Bom, Smart, em inglês, significa: esperto, inteligente, mas traduzindo para o português, cada letra tem um significado. Vamos a elas:

eSpecífico

Mensurável

Atingível

Relevante

Temporal

Toda meta precisa ser muito bem específica. Sabe quando vamos ao McDonald´s ou alguém nos pergunta: ‘Faça o seu pedido’? Então, quanto mais específica você for, mais clara fica uma meta para você e para aqueles que estão ao seu redor.

A meta precisa ser mensurável, ou seja, é necessário que à medida que eu venha traçando, conquistando e indo em direção ao meu objetivo, que se possa medir o quanto foi alcançada e o quanto falta para que eu atinja.

Ela precisa ser atingível, ou seja, felicidade todos querem, mas realmente, como você vai especificar, medir e atingir a tal da felicidade.

Além dos passos iniciais, a relevância é o significado pessoal que esta meta tem para você. Neste momento, a paixão, o desejo, a transformação que ela vai causar deve ser levada em conta. Por que realmente você quer alcançá-la? Você realmente quer alcançá-la?

E por fim, a meta precisa ser temporal. Quantas vezes já ouvimos dizer: ‘Meu sonho é comprar uma casa, um carro, tirar a habilitação, fazer faculdade …’? O tempo passa, e quantas dessas metas foram atingidas? Determine ‘quando’ você quer atingir esta meta. Coloque uma data porque sem estipular um prazo os sonhos continuam a ser sonhos.

Não esqueça de escrevê-las, assinar e compartilhar com as pessoas certas. Estas ações vão contribuir para que você se dirija em direção ao sucesso.

Agende uma sessão de coaching gratuita online

 Um abraço e uma xícara de Café!

Patrícia de Almeida I Coach de empreendedoras e fundadora do Cepm

Tags: