12
mar

O que é preciso saber para gerar foco em 8 passos

Especialista aponta os principais comportamentos para ter foco e alcançar metas

Nos últimos tempos, nós mulheres, passamos por mudanças muito significativas na forma de viver a vida, na busca por realização profissional, pessoal e financeira. Com tantas exigências, múltiplos papéis e inúmeras distrações, desenvolver foco para manter-se fiel a uma meta pode não ser uma tarefa muito fácil. Vamos falar nesse artigo sobre os comportamentos que geram mudanças de mentalidades e que, se praticados, podem levar com sucesso ao alcance dos objetivos.

Existem sim comportamentos que são determinantes ao alcance de uma meta. Quando aprendemos a moldá-los para o que realmente queremos, de fato, alcançamos. Veja a seguir quais são estes comportamentos:

1 – Tenha um propósito inabalável

Lembra quando você quis muito fazer uma faculdade, ter um carro, comprar aqueles sapatos caríssimos? Tenha certeza que seus pensamentos e comportamentos eram condizentes e você era imparável até que alcançasse o que queria e o melhor, sem reclamações. Observe como você se comportava, como pensava, de que forma agia.

2 – Tenha clareza e esteja certa do que quer

Quando você fala da sua meta fica claro o que realmente quer? Quando você conta a alguém sobre a sua meta esta pessoa compreende o que você quer? Se o universo ouvir o que você pede ele vai ao seu encontro ou ele fica confuso?

3 – Priorize

Fiquei fascinada com os resultados e comportamentos diferenciados que desenvolvi quando comecei a aplicar lei de Pareto na minha vida e o método de metas que Warren Buffett, considerado um dos maiores investidores do mundo, usa. Em uma folha, coloque 25 metas que pretende alcançar, depois, selecione as 5 mais atraentes e desejosas, em uma ordem em que uma leve a gerar resultados e tração às outras e as coloque em uma lista com o nome de  “Prioridades”. As outras 20, você pode colocar em outra lista chamada “Evitar a todos custo”. A grande massa de pessoas se concentra nos 5 principais objetivos e trabalha no restante das metas. Mas, a metodologia de Buffet te direciona para o princípio de que não importa que estas coisas não recebam sua atenção até que você tenha sucesso com as top 5. As cinco principais prioridades são 20% de 25. Ou seja, 20% das nossas prioridades são responsáveis por 80% dos nossos resultados.  

4 – Desenvolva o pensamento do primeiro

Mesmo na lista de metas chamada “Prioridades” é possível aplica a lei de Pareto. Direcione energia em 20% destas 5 metas para obter 80% de resultados e continue aplicando este método. Você vai se tornar uma exímia priorizadora e notar que realmente deixou de trabalhar e passou a produzir.

5 – Foco x Visão 

A maioria das pessoas foca na visão. Você deve focar no presente, nas ações e atividades do agora porque são elas que levarão você até sua visão.

6 – Mantenha a disciplina

Pessoas que obtém resultados pensam a longo prazo porque entendem que é preciso disciplinar pensamentos e comportamentos para que os resultados sejam duradouros.

7 – Elimine as desculpas

Desculpas servem apenas para justificar falta de ação. Aja mais, fale menos e condicione sua mente para pensar somente em soluções e não em falatórios.

8 – Você possui todos os recursos

Lembra quando você quis muito algo e realizou? Você foi uma realizadora. Já teve pensamentos, sensações, emoções e ações que geraram resultados. É preciso se moldar a cada meta. Tenha orgulho de quem você vai se transformar no meio do caminho porque como diz Tony Robbins, 80% do sucesso é a sua mente. 

Faça parte do grupo Café com coaching em grupo para mulheres clicando AQUI

Patrícia de Almeida é Coach de empreendedoras, Psicóloga, CEO do Café com empreendedorismo para mulheres e Mãe em tempo quase integral 

Leia também:

Definição de metas na Série de videos sobre comportamentos empreendedores

Metas: vamos aprender a definir

3 simples ações para tornar seu dia mais produtivo

Reunião: menos é mais

Tags: