03
fev

Perfil ou fanpage no Facebook: qual devo escolher para minha empresa

Primeiro, o que é uma Fanpage (página do Facebook)?

É uma página criada para ser um canal de comunicação e relacionamento da marca com os fãs, dentro da rede social.

A diferença entre um perfil e uma página

As Fanpages, diferente de um perfil no Facebook, são um local onde contém informações sobre a empresa, além das postagens. E também, o espaço que reúne usuários interessados em um assunto em específico, empresa, personalidade ou causa, sem a necessidade de aprovação de amizade – como é no perfil. O fã (quem curte a Fanpage) é que decide se quer seguir as atualizações ou não da página.

Importante:

Facebook não permite que empresas tenham perfis pessoais, apenas a Fanpage. Nos termos de serviço da rede, consta que  cada pessoa deve ter um único perfil e que esse deve ter caráter pessoal. Dessa forma, perfis usados em nomes de empresas são irregulares e podem ser removidos a qualquer momento.

 

Não há restrição para o número de fãs

Nas Fanpages não existe um limite máximo de curtidas, ou seja, de quantidade de fãs, ao contrário do Perfil, onde o limite é de 5.000 amigos.

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Investimento em anúncios

A rede social oferece diversas opções de formatos de anúncios para as empresas que possuem Fanpages, exemplos:

  • Impulsionar publicação
  • Criar ofertas
  • Criar anúncios personalizados de acordo com um público-alvo definido etc.

O ideal, seria verificar cada uma das opções para poder escolher a mais adequada a estratégia que quer utilizar no Facebook. Ou seja, definir primeiramente qual o objetivo da ação de marketing (conseguir mais fãs, vender um serviço, divulgar a marca) e então, utilizar o formato que mais se adeque ao objetivo traçado.

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E agora, como divulgar sua empresa na rede social

Primeiro, é de suma importância desenvolver o Planejamento Estratégico focado nas redes sociais. Após isso, já com as metas e objetivos definidos, seguem algumas dicas para aproveitar o potencial do Facebook para o seu negócio:

  • Definir o público-alvo
  • Desenvolver um cronograma semanal e/ou diário para as postagens
  • Produza conteúdo relevante para esse público
  • Atente para a qualidade das imagens utilizadas
  • Defina pelo menos 3 concorrentes e os acompanhe nas redes sociais

 

Um abraço e até a próxima!

Isabel Mitchell é Especialista em Marketing Digital, Tarô e Numerologia. É proprietária da Agência Anuki