12
fev

Planejamento estratégico em três passos

Olá minha amiga!

Começando o ano e precisamos rever o cenário que se encontra nossa empresa, a situação que ela está inserida hoje e onde pretendemos chegar. Pensando no crescimento do nosso negócio, é muito importante que tenhamos um horizonte claro e detalhado do que queremos alcançar.

Para ter essas expectativas mais claras, precisamos observar 3 formas de planejamento, são eles:

(Planejando a minha empresa)

Entendido essa nomenclatura, podemos dizer que, na prática, ao pensarmos em um objetivo específico (que faz parte do planejamento estratégico) devemos desenvolver metas que nos levarão ao objetivo (planejamento tático) e que são na prática, organizadas pelo planejamento operacional (nosso dia a dia).

Quando pensamos em um objetivo futuro, temos que ter em mente o porquê queremos isso e para que. Pense se o que você está almejando não pode ser um meio, ao invés de um objetivo final. Se pensar que quer triplicar o número de clientes, pergunte-se: por que, o que isso vai resultar para sua empresa? E lembre-se que quando chegar ao seu objetivo final, deve ter estrutura para mantê-lo. Portanto, pense nas metas que estão estruturando esse objetivo maior como pequenas (e importantes) realizações que te darão suporte para o sucesso. E sempre com datas limites.

Pensando no planejamento

Vamos ver um exemplo… Meu objetivo deste ano será aumentar minhas vendas em 30% até 25 de dezembro de 2018 – sim, deve ser bem específico e claro, o mais detalhado possível. Desta forma, eu preciso de metas para alcançar meu objetivo final (que é o aumento nas vendas). Vamos a elas:

Cartões de crédito: eu adoro os meus

– facilitar a compra com diversos cartões de crédito e/ou bônus a vista (30/03/2018)

– inovar minha marca e/ou produto para criar um diferencial que valorize meu negócio (30/05/2018)

– ampliar meus fornecedores para garantir a minha oferta ao mercado (30/07/2018)

– incrementar meu negócio com entrega em outras cidades ou tele entrega (15/08/2018)

– aumentar meu público com a divulgação da minha marca (30/08/2018)

OK !

Desenhado esta etapa, agora vamos pensar no planejamento operacional.

O que posso fazer no meu dia a dia para concretizar cada uma das metas no tempo que me proponho?

Planeje a longo prazo, tenha atitudes a curto prazo

E lembre-se de reavaliar seu planejamento sempre que mudar o cenário, perceber coisas que não tinha se dado conta, surgir uma tendência nova no mercado. É importante estar antenada ao cenário que sua empresa está inserida.

E mais, essas dicas valem também para a nossa organização pessoal, para pontuar nossos objetivos. Não deixe a” vida te levar”, seja protagonista da sua história!

Comente este artigo, pois você pode estar tendo a mesma dúvida de outras pessoas e vai nos ajudar a fazer matérias cada vez mais focadas no interesse do nosso público … Vocês!

Forte abraço e até a próxima

Patricia Sandes é Coach de Educação Financeira para Empreendedoras e Consultora de Empresas e Pequenos Negócios 

 

Fonte:

CHIAVENATO. Idalberto. Empreendedorismo. Ed. Saraiva, 2ª edição, São Paulo, 2007